quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)


No dia vinte e três de fevereiro de dois mil e treze as Escolas Municipais Ruy Espindola e Mauricio Rodrigues de Paula realizaram reunião de Pais e Mestres. Estiveram presentes além da direção, coordenação e docentes , a Secretária Municipal de Educação Sra. Roseni Martins Freitas e o Coordenador do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Sr. Roberto Vieira de Oliveira, que foram prestigiar e participar deste momento importante de interação família/escola e, aproveitando a oportunidade esclarecer aos pais sobre este compromisso que é este projeto de Alfabetizar na Idade Certa.
Em sua fala a Secretária de Educação depois de cumprimentar e agradecer a presença de todos, explicou a proposta de trabalho da nova gestão, afirmando o apoio da Prefeita Nilceia Alves de Souza para com toda a equipe técnica pedagógica , principalmente nas formações, que serão de grande valor para a melhora na qualidade do ensino da rede municipal.
Destacou sobre a importância do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, pois é um projeto de ampla relevância porque entre todos os grandes desafios da educação, nenhum é mais estratégico e decisivo do que garantir a plena alfabetização de nossas crianças, no momento certo, que é até o terceiro do Ensino Fundamental, ou seja aos oito anos de idade.
A Sra. Roseni passou então a fala para o Coordenador Municipal do PNAIC para que este explanasse mais detalhadamente. O Sr. Roberto informou aos pais que esta ação é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios. Dentre as várias ações para o desenvolvimento do Pacto estão: A formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização.
A Secretaria Municipal de Educação através do coordenador municipal e dos orientadores de estudo estarão a partir deste ano mobilizados juntamente com os professores alfabetizadores, do primeiro ao terceiro ano, em constantes estudos, para alcançar o objetivo deste programa que é um ensino de qualidade e assegurar que todas essas crianças estejam alfabetizadas realmente até os oito anos de idade. As formações acontecerão na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O coordenador esclareceu que o município de Coronel Sapucaia irá investir para o sucesso do PNAIC, valorizando e apoiando professores e escolas, na certeza da melhora nos índices de qualidade e desempenho. O município assume a partir de 2013 um Pacto com suas crianças: Muito trabalho, dedicação, cuidado, atenção e carinho, pois o direito de cada uma delas é um dever de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário